Livellare Engenharia - Contrapiso Autonivelante

R. Bartolomeu de Andrade Silva, 84 - Alvinópolis, Atibaia - SP
12943-410
(Sem Votos)

Saiba tudo sobre contrapiso autonivelante
O contrapiso autonivelante, também chamado de autodensável ou autoescoante, pode ser um bom recurso para agilizar a execução de uma obra.

Graças a aditivos especiais que controlam a viscosidade e aumentam a fluidez do material, esse tipo de argamassa se espalha naturalmente pela superfície.

Tanto a aplicação quanto a secagem tendem a ser mais rápidos. Em um case de Goiânia, a execução de uma laje de 450m² levou apenas metade de um dia de trabalho, em comparação com sete dias que foram necessários usando-se argamassa convencional (a comparação foi feita no mesmo projeto) – possivelmente compensando a elevação de 10,31% nos custos.

Indicações e contraindicações

Dada sua elevada eficiência, o uso de contrapiso autonivelante é recomendado quando houver prazos mais curtos em uma obra, reduzindo-se tanto o tempo de execução como o de “descanso” do material. Indica-se para ambientes internos com trânsito baixo ou moderado.

Contudo, o uso é contraindicado em ambientes expostos a intempéries, agentes químicos, óleos ou graxas (que podem provocar queda de resistência, manchas, fissuras e desagregações).

Embora as primeiras utilizações desta tecnologia no Brasil datem dos anos 1990, ainda há bastante desconhecimento a seu respeito, fazendo do contrapiso autonivelante uma inovação que ainda não atingiu pleno potencial no país.

O que é?
Consiste em um contrapiso feito de cimento de alto desempenho, auto adensável, bombeável e de fácil aplicação.

Qual a diferença do contrapiso convencional?
Por ser auto adensável, a argamassa do contrapiso é bombeada na superfície em que será realizado o trabalho e escoa por toda a superfície apenas com o seu peso próprio ficando completamente nivelada em todos os pontos, sem a necessidade de nenhum tipo de compactação ou vibração.

Pontos importantes da execução
As soleiras devem ser demarcadas com o auxílio de madeirites, por exemplo, para conter o avanço da argamassa. Caso já exista a primeira fiada das paredes, é necessário realizar o isolamento com pedaços de isopor de forma que o bloco cerâmico não entre em contato com o contrapiso e não ocorra dilatação do mesmo.

Quais as principais vantagens desse método?
Aumento na produtividade
Redução do prazo
Bombeável, portanto dispensa transporte vertical de sacos de cimento e areia
Reduz a espessura do contrapiso
Sem necessidade de compactação
Excelente isolamento acústico e térmico
E quais são as suas limitações?
Não recomendável para superfícies inclinadas
Somente para ambientes internos
Contraindicado em superfícies com umidade ascendente, ou que são expostas a agentes químicos, óleo, graxa.
O excesso de água ou erro na dosagem pode acarretar no enfraquecimento das propriedades do produto.

Caso precise de uma empresa especializada em contrapiso autonivelante acesse o site: https://livellareengenharia.com.br/contra-piso-autonivelante/
 

Enviar E-mail

Para: Livellare Engenharia

Introduza os 3 caracteres da imagem
Veja Também